O colágeno tipo 2 para articulações é fundamental para garantir a integridade dos tendões, cartilagens e dos ossos.
Isso porque, o tempo avança para todos, ninguém está imune dele.
Assim, à medida que envelhecemos, executar certas atividades cotidianas pode começar a se tornar mais desafiador.
As sensações desconfortáveis, principalmente na região das costas, quadril e joelhos, começam a surgir após os 30 anos, sinalizando que a condição das nossas articulações não são mais as mesmas.
Felizmente, podemos confiar na ciência para aliviar esse desconforto, graças ao colágeno do tipo 2 para articulações.
Conheça mais sobre ele a seguir e confira qual o melhor colágeno do mercado hoje.
O que é colágeno tipo 2 e como ele atua no organismo?
Para começar, vamos entender do que se trata o colágeno. Assim você vai compreender com mais facilidade o que é o colágeno tipo 2.
Portanto, o colágeno pode ser conceituado como uma uma proteína fibrosa que está presente em várias partes do corpo, como:
- Pele;
- Tendões;
- Ossos;
- Dentes;
- Vasos sanguíneos;
- Cartilagens;
O colágeno representa cerca de 30% de toda a proteína do corpo humano e corresponde a aproximadamente 6% do peso total do corpo, portanto, ele é muito importante.
No entanto, não existe apenas um colágeno. Pelo contrário, existem vários tipos de colágeno, sendo os principais o tipo 1 e o tipo 2.
O colágeno tipo 2, por exemplo, é recomendado para a prevenção e tratamento de doenças que afetam as articulações e ossos.
Portanto, se torna especialmente indicado para aqueles que praticam atividades físicas de alto impacto e também para pessoas que sofrem de desconforto nas articulações.
E como ele age? O colágeno tipo 2 para articulações atua no organismo em conjunto com o sistema imunológico para regular o processo inflamatório e melhorar a mobilidade e flexibilidade, contribuindo para a preservação da saúde da cartilagem e das articulações.
Assim, ele tem a capacidade de melhorar a resposta imunológica e diminuir a ocorrência de “ataques” autoimunes às cartilagens, resultando assim no controle da inflamação e das dores.
Logo, de forma resumida, ele age dando mais qualidade de vida, acabando de uma vez por todas com problemas nas articulações que tanto incomodam, mas que surgem a partir dos 30 anos de idade.
Para quem é recomendado colágeno do tipo 2?
A partir dos 30 anos a produção do colágeno no corpo diminui e assim é natural que surjam as dores e desconfortos nos ossos, como dores no quadril, costas, joelhos, além de incômodos na cartilagem.
Logo, a suplementação do colágeno tipo 2 para articulações é recomendado para:
Pessoas que sofrem com doenças osteoarticulares
A osteoartrose, a osteoporose e a artrite reumatoide, a fibromialgia e as doenças degenerativas, como a osteoartrite, são apenas alguns dos casos nos quais o consumo do colágeno do tipo 2 para articulações.
Idosos e pessoas com lesões
Para compensar a diminuição natural do colágeno decorrente do envelhecimento e prevenir o desconforto nas juntas, ossos e cartilagens causado por lesões, o colágeno tipo 2 é fundamental.
Praticantes de atividades físicas
Com o objetivo de evitar possíveis lesões, é indicado o uso do colágeno do tipo 2 para articulações, principalmente se você faz atividades físicas.
Assim, é possível minimizar o desconforto e promover uma recuperação muscular mais eficiente.
Então, se você se enquadra em qualquer um desses grupos, com certeza você vai se beneficiar hoje do colágeno tipo 2 para articulações.
Qual a diferença entre colágeno tipo I e tipo II?
A principal diferença entre o colágeno tipo I e tipo II diz respeito à forma de atuação dele no corpo humano.
Então, o colágeno tipo I tem várias funções, como a melhora da firmeza da pele, fortalecimento das unhas e cabelos, além de auxiliar no processo de cicatrização.
Portanto, o suplemento de colágeno tipo I é indicado para quem se preocupa com a beleza e o rejuvenescimento.
Por sua vez, o colágeno tipo II é predominante na cartilagem.
Ele contribui para a saúde das articulações, combatendo inflamações, lesões, dores e desconfortos.
Assim, quem sofre com qualquer tipo de incômodo nessas áreas, se beneficia do colágeno tipo 2 para articulações.
Por isso, é altamente indicado a suplementação de colágeno tipo 2 para dores articulares, principalmente após os 30 anos.
Qual a diferença do colágeno hidrolisado para o colágeno tipo 2?
O colágeno hidrolisado é obtido a partir de fontes como ossos e cartilagens bovinas, e passa por um processo de hidrólise, onde as moléculas de proteína são quebradas em partículas menores.
A hidrólise do colágeno resulta em uma forma mais facilmente absorvida pelo organismo, o que significa que é mais rapidamente utilizado e distribuído pelo corpo como um todo.
Já o colágeno tipo 2, também chamado de colágeno não-hidrolisado, é aquele que falamos acima: ele atua especificamente nas articulações e na cartilagem.
Ele fortalece as juntas, combatendo desconfortos, dores e inflamações.
Por isso, o colágeno tipo 2 é ótimo para quem sofre com problemas articulares, como osteoartrite e artrose, por exemplo.
Qual é a fonte do colágeno tipo II?
O colágeno tipo II é extraído da cartilagem de frango, frequentemente obtido a partir da região esternal da cartilagem.
Portanto, existem alimentos com colágeno, como a pele do frango, porco, carnes e peixes. Logo, todos esses alimentos devem fazer parte da sua dieta hoje mesmo.
Todavia, a ingestão deles não garante que você vai conseguir atingir a quantidade de colágeno tipo 2 adequada.
Por isso, a suplementação de colágeno tipo 2 para articulações se torna importante.
Qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações?
Após todas essas informações, você deve estar curioso para saber qual o melhor colágeno tipo 2 para articulações.
Existem muitas opções no mercado e isso pode acabar deixando você em dúvida sobre qual escolher.
Porém, sem sombra de dúvidas, hoje o melhor colágeno tipo 2 para articulações é o ARTIFIX.
Artifix Colágeno Tipo 2
Suplemento natural de colágeno tipo 2 com vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer a cartilagem, melhorar a mobilidade e reduzir a dor.
Conheça melhor abaixo:
Para começar, a fórmula dele é 100% natural, com zinco, manganês, vitaminas, selênio e colágeno hidrolisado. Portanto, não tem qualquer tipo de efeito colateral.
Além disso, o Artifix traz resultados logo nas primeiras semanas, dando a você benefícios únicos, como:
- Melhora da flexibilidade e amplitude dos movimentos;
- Combate as inflamações;
- Reduz as dores nas articulações;
- Fortalece os ossos;
- Previne e alivia os sintomas da artrose e artrite.
Portanto, se você não aguenta mais viver com dor e quer o melhor colágeno tipo 2 para articulações, conheça e adquira agora mesmo o Artifix, o melhor suplemento para articulações do mercado.
Como tomar e quanto tempo dura o tratamento?
É aconselhado o consumo de 2 cápsulas por dia do suplemento de colágeno tipo 2 para articulações.
Assim você pode consumir 1 cápsula pela manhã e 1 cápsula pela noite. Se preferir, tome as duas juntas no horário que você tiver disponível, uma vez que não existe um horário certo.
Além disso, para que faça efeito e que você consiga acabar com as dores articulares, deve-se manter o tratamento do suplemento por, no mínimo, 3 meses.
É claro que as dores e incômodos nos ossos e nas articulações somem na primeira semana.
Para que os resultados sejam sustentáveis e você possa ter maior qualidade de vida, deve-se manter o consumo do colágeno tipo 2 por pelo menos três meses.
Qual o melhor horário para tomar o colágeno tipo 2?
Não existe um melhor horário para tomar o colágeno tipo 2. Ele pode ser ingerido a qualquer momento do dia, desde que se respeite a quantidade indicada pelo fabricante.
Portanto, o importante é que esse suplemento faça parte da sua rotina, já que só assim você vai se livrar das incômodas dores e desconfortos nas articulações e juntas.
Além disso, vai usufruir de outros benefícios também, como fortalecimento dos ossos e das juntas, diminuição das inflamações e maior flexibilidade para realizar os seus movimentos.
Colágeno tipo 2 possui contraindicações ou efeitos colaterais?
O colágeno tipo 2 para articulações não possui efeitos colaterais. Como é um suplemento natural, possui uma composição totalmente focada em minerais, vitaminas e proteínas.
Logo, não apresenta qualquer tipo de efeito colateral. Pelo contrário, você só nota benefícios e vantagens, especialmente na redução das dores e dos desconfortos nas articulações.
Todavia, é importante que algumas pessoas evitem o consumo dele, como crianças e lactantes.
Isso porque, ambos pertencem a um grupo que precisa de orientação médica para o consumo de qualquer suplemento, incluindo também o colágeno tipo 2.
Tomar colágeno tipo 2 para as articulações funciona?
O colágeno tipo 2 para articulações funciona e diversos estudos comprovam isso. Afinal, ele atua interagindo com o organismo, estimulando a produção do líquido sinovial.
O uso de um bom suplemento de colágeno tipo 2 pode ajudar a combater as principais origens das dores articulares e aliviar o desconforto das articulações que estão rígidas.
Ao incluir a suplementação de colágeno tipo II na sua alimentação, você vai perceber uma melhora na saúde das suas articulações, reduzindo as dores.
Portanto, despeça-se dos incômodos constantes, passe a desfrutar de articulações mais lubrificadas e flexíveis.
Tudo isso é possível com o colágeno tipo 2 para articulações.
Se deseja um suplemento realmente eficaz para o alívio das dores articulares, conheça o ARTIFIX:
Esperamos que tenha gostado do conteúdo.
Compartilhe o texto, deixe comentários e sugestões em nosso blog.
Forte abraço!
Referências:
LIAO, Chun-De et al. Effects of protein supplementation combined with resistance exercise on body composition and physical function in older adults: a systematic review and meta-analysis. The American journal of clinical nutrition, v. 106, n. 4, p. 1078-1091, 2017.
EFSA PANEL ON DIETETIC PRODUCTS, NUTRITION AND ALLERGIES (NDA). Scientific Opinion on the substantiation of a health claim related to VeriSol® P and a change in skin elasticity leading to an improvement in skin function pursuant to Article 13 (5) of Regulation (EC) No 1924/2006. EFSA Journal, v. 11, n. 6, p. 3257, 2013.
ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.
Amanda Ribeiro é apaixonada por saúde e bem-estar. Amanda está sempre pesquisando as últimas descobertas científicas e tendências relacionadas à nutrição, suplementação de colágeno e saúde das articulações. Ela utiliza de seu conhecimento especializado para criar conteúdos informativos e de fácil compreensão aos leitores.