Muito se fala sobre o colágeno para pele e articulações, mas nem sempre fica claro como essa proteína ajuda o organismo e pode contribuir para a saúde.
Inclusive, existem aqueles que nem sabem exatamente qual é o objetivo do colágeno e a sua função no corpo humano, apesar de ele ser essencial para a qualidade de vida.
Então, se você quer aprender mais sobre o colágeno para pele e articulações, hoje vamos explicar tudo que você precisa saber, indicando até mesmo o melhor suplemento de colágeno.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína fundamental que constitui a estrutura de diferentes tecidos conjuntivos, como tendões, ligamentos, ossos e articulações.
Portanto, ele é uma proteína encontrada em abundância no corpo humano. Só para se ter uma ideia, o colágeno representa 30% do total de proteína existente no organismo.
Assim, o papel do colágeno é sustentar a estrutura dos tecidos, o que resulta, por exemplo, na preservação da pele sem marcas de expressão ou rugas.
No caso das cartilagens, o colágeno contribui para sua hidratação, reduzindo o atrito ao se movimentar. Além disso, ele ainda auxilia na retenção de cálcio e outros minerais dentro dos ossos.
Contudo, à medida que o tempo avança, a produção de colágeno pelo nosso corpo diminui.
Inclusive, esse declínio na produção começa por volta dos 25 anos e a partir desse ponto, perdemos cerca de 1% de colágeno anualmente.
Portanto, surge a necessidade do suplemento de colágeno para pele e articulações!
Benefícios do consumo de colágeno
O colágeno oferece uma série de benefícios para o corpo. É uma proteína essencial que contribui para a firmeza e elasticidade da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão.
Além disso, fortalece cabelos e unhas, promovendo saúde e resistência, não é à toa que costuma ser muito utilizado como ingrediente em produtos de beleza.
Para as articulações, o colágeno auxilia na flexibilidade e na redução do risco de lesões, atuando como um amortecedor natural.
Também desempenha um papel importante na saúde dos ossos, contribuindo para a densidade óssea.
Quais os diferentes tipos de colágeno?
Existem vários tipos de colágeno, só no corpo humano é possível encontrar mais de 30 tipos.
Entretanto, existem aqueles que se destacam, são eles:
- Colágeno tipo 1;
- Colágeno tipo 2.
Colágeno tipo 1
O colágeno tipo 1 é a forma mais comum de colágeno em nosso corpo e está presente em quase todos os tecidos conectivos, como ossos, pele, tendões e ligamentos.
Também chamado de colágeno hidrolisado, ele é fácil de ser absorvido pelo corpo e pode ser usado para ajudar a reduzir os efeitos negativos causados pela diminuição dessa proteína na pele.
Portanto, sua principal função é ajudar a reconstruir a estrutura das células da pele, tornando-a mais elástica e firme, além de ajudar a suavizar as linhas de expressão.
Colágeno tipo 2
Este tipo de colágeno é encontrado principalmente nas cartilagens e atua como um amortecedor, protegendo as articulações de pressões e impactos que podem ocorrer de movimentos repetidos, como os exercícios físicos.
Por isso, é o tipo de colágeno mais indicado para tratar problemas nas articulações, como dores, desconfortos, inchaços e outros.
Inclusive, quem sofre com artrite e artrose podem se beneficiar de suplementos de colágeno tipo 2 para o alívio dos sintomas dessas condições.
Qual o melhor Colágeno para pele e articulações?
Artifix Colágeno Tipo 2
Suplemento natural de colágeno tipo 2 com vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer a cartilagem, melhorar a mobilidade e reduzir a dor.
Conheça melhor abaixo:
O melhor colágeno para pele e articulações hoje é o Artifix. A sua composição é totalmente natural, com colágeno (tipo 1 e 2), além de vitaminas e minerais.
Assim, juntos, eles atuam combatendo problemas articulares, como dores e inflamação na cartilagem, além de contribuir também para uma pele mais bonita e saudável.
Esse suplemento natural também tem a aprovação da Anvisa, ou seja, a sua ingestão é totalmente segura e não apresenta efeitos colaterais.
Portanto, se você precisa repor o colágeno do seu organismo e não sabe como fazer, opte pelo melhor colágeno para pele e articulações do mercado.
Ele traz resultados em poucas semanas e você nota a melhora na sua mobilidade, além de conseguir ter uma pele mais bonita e rígida.
Benefícios do colágeno para pele e articulações
Após entender o que o colágeno, vale ainda conhecer os benefícios dele. Confira!
Benefícios para a pele
- Firmeza e Elasticidade: O colágeno contribui para a firmeza e a elasticidade da pele, reduzindo a aparência de rugas e linhas finas;
- Hidratação: Ajuda a manter a pele hidratada, resultando em uma aparência mais suave e saudável;
- Redução de Rugas: A suplementação de colágeno pode ajudar a minimizar a formação de rugas e a suavizar as já existentes;
- Brilho e Luminosidade: É capaz de promover um brilho natural e uma aparência radiante da pele;
- Cicatrização: O colágeno auxilia na regeneração de tecidos, favorecendo a cicatrização de feridas e a recuperação da pele.
Benefícios para articulações
- Flexibilidade: O colágeno desempenha um papel vital na manutenção da flexibilidade das articulações, permitindo movimentos suaves;
- Resistência: Contribui para a resistência e a integridade dos tendões e ligamentos, fornecendo suporte essencial às articulações;
- Prevenção de Lesões: À saúde adequada dos tecidos conectivos ajudados pelo colágeno pode diminuir o risco de lesões articulares;
- Alívio de Desconforto: A suplementação de colágeno pode ajudar a reduzir o desconforto e a rigidez associados a problemas articulares;
- Saúde Óssea: Além das articulações, o colágeno também é um componente chave para a saúde dos ossos, contribuindo para sua força e integridade.
Quais são os sintomas da falta de colágeno?
Mas será que você precisa tomar colágeno para pele e articulações?
Bom, o corpo traz alguns sinais da falta dessa proteína para que você saiba se está no momento certo de repor colágeno.
Em geral, os sintomas mais comuns são:
- Perda de elasticidade da pele, causando uma aparência menos saudável;
- Aparecimento de rugas, flacidez e linhas de expressões;
- Articulações doloridas, especialmente o joelho, punho, mãos, colunas e ombros;
- Perda de massa muscular e lesões constantes;
- Cabelos frágeis e sem brilho;
- Dificuldade de mobilidade por conta de inchaços e inflamação nas articulações.
Se você percebeu alguns desses sintomas, recomendamos a suplementação de colágeno para pele e articulações.
Pode tomar colágeno tipo 1 e tipo 2 ao mesmo tempo?
Sim, você pode tomar colágeno tipo 1 e tipo 2 ao mesmo tempo. Inclusive, esse é o indicado pelos especialistas.
Afinal de contas, a combinação dos colágenos só traz vantagem para o seu corpo, ajudando na saúde das articulações e, em conjunto, promovendo uma pele mais bonita.
Portanto, um bom colágeno deve ter na sua composição o tipo 1 e o tipo 2, além de vitaminas e minerais.
Em quanto tempo o colágeno começa a fazer efeito no corpo?
O tempo de efeito do colágeno no corpo depende do organismo de cada pessoa e da condição que você deseja tratar ou evitar com o suplemento.
No entanto, já nas primeiras semanas de consumo do colágeno você já nota melhora na sua mobilidade, com articulações menos inchadas.
Além disso, a sua pele passa a se apresentar de forma mais bonita, saudável e rejuvenescendo naturalmente.
Como tomar colágeno para pele e articulações?
O ideal é fazer o consumo em cápsulas, mas você também pode fazer o consumo em pó.
O Artifix, por exemplo, é um colágeno para pele e articulações que você deve ingerir duas vezes ao dia, ou seja, duas cápsulas diariamente.
O melhor horário é sempre pela manhã ou à noite, antes de dormir. Além disso, deve-se evitar o consumo entre as refeições. Assim, não há uma competição entre a alimentação e o suplemento.
Qual a marca de colágeno mais vendida?
A marca de colágeno mais vendida é o Artifix. Ele tem uma combinação de colágeno tipo 1 hidrolisado e tipo 2 não hidrolisado.
Portanto, para a pele é capaz de reduzir as marcas de expressões, combatendo a flacidez e devolvendo a elasticidade.
Todavia, a sua atuação é mais forte nas articulações, onde ele contribui para a produção de um líquido nas cavidades da cartilagem. Esse líquido promove a lubrificação das articulações e acaba com as dores.
Sendo assim, se você quer qualidade de vida, com articulações saudáveis e com pele mais bonita, aposte em um suplemento de colágeno de uma marca confiável.
Clique abaixo para garantir o melhor preço do mercado:
Esperamos que tenha gostado do conteúdo.
Compartilhe o texto, deixe comentários e sugestões em nosso blog.
Forte abraço!
Referências:
LIAO, Chun-De et al. Effects of protein supplementation combined with resistance exercise on body composition and physical function in older adults: a systematic review and meta-analysis. The American journal of clinical nutrition, v. 106, n. 4, p. 1078-1091, 2017.
EFSA PANEL ON DIETETIC PRODUCTS, NUTRITION AND ALLERGIES (NDA). Scientific Opinion on the substantiation of a health claim related to VeriSol® P and a change in skin elasticity leading to an improvement in skin function pursuant to Article 13 (5) of Regulation (EC) No 1924/2006. EFSA Journal, v. 11, n. 6, p. 3257, 2013.
ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.
Amanda Ribeiro é apaixonada por saúde e bem-estar. Amanda está sempre pesquisando as últimas descobertas científicas e tendências relacionadas à nutrição, suplementação de colágeno e saúde das articulações. Ela utiliza de seu conhecimento especializado para criar conteúdos informativos e de fácil compreensão aos leitores.